Complicações

Com a proximidade do 11º Congresso Pan-Americano do Leite, é importante trazer para a discussão uma doença que é cada vez mais comum na sociedade: a osteoporose. Nela, os ossos se tornam frágeis e com tendência a se quebrarem. Se não prevenida ou deixada sem tratamento, pode progredir sem dor até a quebra de um osso.

Um quadro clínico que afeta a vida sexual e causa infertilidade, a chamada Ejaculação Retrógrada pode ser uma das complicações causadas pelo Diabetes. Durante as relações sexuais, o esperma é lançado pelo canal da uretra e daí para fora do corpo.

O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, José Carlos Almeida, esteve com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão para o anúncio da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que será lançada ainda neste semestre.

São lesões decorrentes do diabetes que afetam as artérias de calibre um pouco maior que os vasos capilares, afetando assim a circulação do coração e do cérebro, além da circulação periférica em especial dos membros inferiores.

É o enfraquecimento dos vasos capilares da retina, devido a isso eles dilatam-se e rompem-se, podendo evoluir para a cegueira.

São causadas pela lesões nos vasos capilares dos rins, comprometendo a filtração adequada das impurezas do sangue, ainda podendo evoluir para uma insuficiência renal, na qual será necessário que o paciente submeta-se a seções freqüentes de hemodiálise para sobreviver.

Complicação comum do diabetes. Pode ocorrer periféricamente(neuropatia periférica), que é quando são lesados nervos que saem do cérebro e coluna vertebral para os músculos, pele, órgãos internos e glândulas, fazendo assim com que os nervos motores e sensoriais não trabalhem corretamente.

É a queda exagerada dos níveis de açúcar no sangue, sendo este a principais fontes de energia para nossas células única fonte de energia para as células do sistema nervoso, e essa falta de energia por tempo prolongado pode produzir danos severos e irreversíveis.

Mais comum no diabetes tipo II quando o portador utiliza-se de excessos alimentares ou por uma doença intercorrente.

Quando os níveis de glicose estão muito altos e não há insulina em quantidades suficientes para metabolizar essa glicose,as gorduras e proteínas armazenadas começam a ser quebradas, produzindo paralelamente substâncias ácidas conhecidas como corpos

As complicações do diabetes se classificam em agudas, que são aquelas que se desenvolvem rapidamente (horas ou dias), ou crônicas, que se desenvolvem lentamente, com a piora de sintomas.

diabetes na gravidezDiabetes mellitus gestacional (DMG) é definida como algum grau de intolerância a glicose que foi primeiramente reconhecida durante a gravidez. São vários os critérios para diagnóstico da DMG, mas recomenda-se utilizar o da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Conteúdo sindicado